A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade foi eleita a segunda colocada na categoria “Instituição de Maior Destaque” pela revista seLecT, dedicada ao segmento de arte, design, cultura e tecnologia, em veiculação desde 2011. Com o Museu AfroBrasil Emanoel Araújo, no Parque Ibirapuera em São Paulo, e o Pivô Salvador, da Bahia, no pódio da honraria, a votação foi encerrada em dezembro de 2024, contando com mais de 2.500 votantes nos cinco dias de inscrições. Em cada categoria, havia dez indicados.
Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Mário de Andrade, comemorou a conquista, destacando as propostas culturais trazidas para a biblioteca ao longo do ano, com cerca de 600 atividades culturais disponíveis aos munícipes anualmente, todas gratuitas e com diversas linguagens artísticas contratadas, fora do principal eixo da literatura: “Houve essa transformação da instituição centenária em um centro cultural. Hoje, a Mário de Andrade é um centro cultural. De certo, além de ser a maior biblioteca pública do estado de São Paulo e a segunda maior do país, ela é atualmente a que tem mais vivacidade, atividade e vida. Uma biblioteca, ela tem que ter vida, ela tem que dialogar com aqui e com agora. O principal acervo da biblioteca é o seu público, é quem frequenta ela”, finaliza Jurandy.
A Biblioteca Mário de Andrade reuniu 469 atividades culturais de diversas linguagens artísticas – contando com programação tanto realizada online quanto presencial, incluindo o Festival Mário de Andrade, além de apresentações de teatro, cinema, exposições, cursos, palestras, lançamentos de livros e clubes de leituras, entre outros – em suas dependências, que incluem salas, hemeroteca, terraço, auditório, o jardim contemplativo e as seções de acervo digital e físico de livros e documentos históricos prestigiados nacional e internacionalmente, contando com 1.388.576 materiais – um aumento de 43.150 materiais em relação a 2023. Ao todo, mais de 207 mil pessoas frequentaram a instituição em 2024.
É a segunda vez que a Biblioteca Mário de Andrade recebe uma menção especial neste ano: em novembro, a BMA também foi agraciada pelo Prêmio Governador do Estado para as Artes, do Governo do Estado de São Paulo, na categoria “Museus e Centros Culturais” pelo seu trabalho com iniciativas às artes e à cultura de 2023.
*Com informações da Publishnews