No dia 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor, data dedicada especialmente para as pessoas apaixonadas pelos livros e pela literatura. Para celebrar este dia, a editora Valer realizará uma live direto da Livraria Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, às 10h, na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro, no Instagram da Valer Teatro e da Editora Valer. O link será disponibilizado nas redes sociais da Valer.
Desde 2007, o Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria realiza a pesquisa ‘Retratos da Leitura‘ a cada quatro anos. Os dados mostram que, a partir de 2019, o número de leitores no Brasil vem caindo progressivamente. Os resultados divulgados em novembro de 2024 continuam apontando essa queda.
Considerando a estimativa populacional brasileira, os dados apontam que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais). Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, conforme os dados.
Outros destaques da pesquisa
- Entre as faixas de “11 e 13 anos” e “70 anos ou mais” não houve queda no percentual.
- Considerando apenas livros lidos inteiros, a média é de apenas 0,82 por entrevistado.
- Os principais motivos que levam à leitura são: “gosto pessoal” (24%), “distração” (15%) e atualização cultural ou conhecimento geral (15%).
Conforme a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, aproveitaremos a data para conversar sobre o assunto e refletir sobre o que influencia esse quadro. Ainda de acordo com Neiza, o que importa é incentivar o hábito da leitura, fundamental para a formação do ser humano e o desenvolvimento de interpretação, da escrita e principalmente da comunicação.
“Nós somos uma sociedade da escrita. Então, estamos ligados, sem outra alternativa, aos livros, à leitura, seja essa a de um documento, de uma publicidade, de um aviso, da legenda de um filme, portanto, incentivar a leitura, ensinar a ler bem, fazer descobrir todos os mistérios e delícias de um livro é uma necessidade, e um compromisso da editora Valer com os seus leitores”, disse Neiza.
Na live que a Valer está preparando, haverá participação, também, do escritor de livros infantojuvenis Rodrigo Abrahim, que vai bater esse papo com a professora doutora em Filosofia Neiza Teixeira.
Quem é Neiza Teixeira
Professora doutora em Filosofia. Autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’. Há mais de 10 anos atua como coordenadora editorial da Valer.
Quem é Rodrigo Abrahim
Rodrigo Abrahim é Designer e artista visual. Trabalhou em empresas, como Abril e TV Globo. Há mais de 20 anos é ilustrador e autor de livros, como “O lago ” e “Sol e chuva”. Estudou comunicação visual na PUC-Rio, onde fez mestrado em Arte e Sociologia. Possui MBA em Gestão Educacional.
Sobre a Editora Valer
Com mais de 30 anos de atuação, a Editora Valer é referência na publicação de obras que valorizam a cultura e a história das Amazônias. Possui um catálogo com mais de 2 mil títulos, abrangendo desde a poesia até pesquisas científicas. Ressaltando tanto autores contemporâneos, como Marilene Corrêa, Renan Freitas Pinto, Violeta Loureiro, Márcio Souza, Paes Loureiro, Edna Castro, Astrid Cabral, quanto obras clássicas, como “Simá (2011, Editora Valer), de Lourenço Amazonas, e” Poranduba amazonense” (2018, Editora Valer), de Barbosa Rodrigues.