A escritora Leyla Leong foi a escolhida pelo Sesc para ser homenageada na 39.ª edição da tradicional Feira do Livro. Leyla é uma autora que se define pelo rigor e elegância do seu trabalho criativo, segundo Tenório Telles, editor e poeta, curador da feira.
Com o tema ‘Essa tal de natureza’, o evento será realizado de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
A artista firmou sua reputação como escritora com um conjunto de obras infantojuvenis, que têm como temática predominante a preocupação com o meio ambiente e a vida. Concebido como um texto cênico, nos anos de 1980, depois publicado em livro, “Essa tal de natureza”, editado pela Valer, marca sua estreia, em 1992. A obra teve grande repercussão, em razão de seu conteúdo, conquistando leitores e sendo adotada nas escolas como leitura complementar.
A narrativa coloca em discussão dois universos: natureza e cultura – peculiaridades, oposição e a irracionalidade do mundo urbano em relação ao espaço natural. Apesar das incompreensões, a narradora aponta para a possibilidade de um convívio entre os seres citadinos e da floresta por meio da aprendizagem, do reconhecimento e acolhimento do outro, como ocorreu com o soldado que, “Ao entrar na floresta, ficou surpreso com tanta beleza. Encantou-se com uma flor que encontrou no caminho”.
Para Tenório, a delicadeza e a humanidade das histórias de Leyla Leong nos ensinam que, para haver paz, precisamos conhecer o outro, saber de sua natureza, suas peculiaridades e, principalmente, seus sentimentos. Esses fundamentos permeiam igualmente seus outros livros: “Sua majestade o Gavião- Real”, “Cida – a macaca travessa”, “O segredo da velha”, “O circo – a história de um domador”.
Jornalista com vasta contribuição no segmento cultural, Leyla também escreveu ensaios biográficos, como “João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas”, “Zuazo” (história da pintora Auxiliadora Zuazo) e “Rua Lauro Cavalcante, 38 – Manaus da minha infância”, todos editados pela Valer.
De acordo com Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, essa homenagem é um importante reconhecimento da contribuição de Leyla Leong para a literatura infantojuvenil no Amazonas.
“É indiscutível a importância de Leyla Leong no cenário cultural local, bem como a sua produção literária, que merece reconhecimento pela posição que desde sempre assumiu em defesa do meio ambiente e da vida. A autora possui uma voz única e coerência no seu discurso literário. A escolha pelo Sesc é motivo de satisfação para nós, da Editora Valer, que temos Leyla como uma das nossas principais autoras infantojuvenis”, ressaltou Neiza.