Neste sábado, 21 de dezembro, às 10h, foi realizado no espaço multicultural do Largo São Sebastião, na Livraria Valer, o lançamento da obra infantil “Sol e Chuva”, do escritor e ilustrador amazonense Rodrigo Abrahim.
A obra Sol e Chuva é uma ode às diferenças e veio em aquarela para mostrar, por meio do reforço das cores, que elas são nada mais nada menos que diferentes. Sol e Chuva metaforiza fenômenos que somente são bons ou ruins em decorrência da atribuição de sensibilidades. Nada mais que um ponto de vista.
Abrahim espera que Sol e Chuva desperte a atenção de pais e professores que vislumbram outro mundo, no qual as diferenças entre pessoas e suas culturas sejam respeitadas, e não sirvam como motivos de intolerância.
“Tudo tem um lado bom. Não é porque você não gosta de pessoas ou coisas que elas não tenham um lado bom. Então, você pode aproveitar a vida do jeito que ela está agora. Os inversos não são bons ou ruins, eles só são inversos”, afirma.
Autor solo de sete livros infantojuvenis e mais de quarenta ilustrados, Abrahim, amazonense de Manaus, começou a sua carreira no birô da Editora Valer, em 2005, e depois migrou para São Paulo, onde publicou na Cortez, na Elementar e na Global, com a aplicação de diferentes técnicas de pintura.
Ele explica que os traços sempre são definidos conforme a carga subjetiva das narrativas, para que o leitor(a) acrescente a terceira camada da obra, a interpretação, a reflexão e o prazer pela leitura.
“As duas camadas – leitura textual e leitura imagética – por si só não têm impacto que tem a camada gerada pela união delas. Essa terceira camada, na literatura infantil, é a que me move mais, que mais me interessa. Se a imagem completa o texto e o texto a completa, a imagem, a compreensão e a interpretação será produto final, que dependem do leitor”, acrescentou.
Sobre o autor
Rodrigo Abrahim é Designer e artista visual. Trabalhou em empresas, como Abril e TV Globo. Há mais de 20 anos é ilustrador e autor de livros, como “O lago ” e “Sol e chuva”. Estudou comunicação visual na PUC-Rio, onde fez mestrado em Arte e Sociologia. Na PUC Rio também foi professor em Arte e Sociologia. Lecionou História da Arte na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Também é formado em História da Arte pela FAAP-SP e possui MBA em Gestão Educacional.
Obras publicadas:
Quando eu crescer (Elementar)
O lago (Cortez)
Amizade (IMEPH)
Sol e chuva (Valer)
Quando menos se espera (IMEPH)
Vai ficar tudo bem (IMEPH)
Do meu jeito (IMEPH)